S. Tómé e Príncipe, tal como as diferentes ilhas do golfo da guiné, possuem uma Biodiversidade ecológica que as diferencia dos outros países de África. Isto deve-se ao seu isolamento, ao clima e à diversidade de habitats naturais. A sua biodiversidade caracteriza-se pela variedade de espécies endémicas no que diz repeito à fauna e à flora. A floresta são-tomense é a segunda mais bem preservada das 75 florestas africanas. Podemos observar a existência de cerca 895 espécies de plantas, das quais 135 são endémicas; 63 espécies de aves, das quais 25 endémicas; 16 espécies de repteis, dos quais 7 são endémicos e 9 espécies de anfíbios, todos endémicos das nossas ilhas.
A convergência estraordinária de vários factores, em especial o clima, a qualidade dos solos e a abundância de água, transformaram S. Tomé e Príncipe em verdadeiros jardins paradísiacos em que a exuberância e a riqueza da paisagem chegam a deixar-nos sem folgo.
Este é um cheirinho do nosso trabalho. Está quase aí! Não deixe de nos acompanhar. Em breve teremos mais... muito mais para lhe contar. Até Breve!
Liliane, Kelves e Dideltino
12ª B
Aos nossos leitores habituais... aqui fica um beijo de agradecimento e a todos os restantes... sejam bem vindos!
1 comentário:
óptimo trabalho.
excelente exemplo!
Enviar um comentário