Este é um blogue que surge no âmbito da disciplina de História do Património (Professora Marta M. Gomes), inserida na área de Humanísticas - Turismo, dos Cursos Secundários Profissionalmente Qualificantes. Durante o decorrer deste ano lectivo serão aqui colocados excertos dos trabalhos realizados pelos alunos no sentido de dar a conhecer o património existente em S. Tomé e Príncipe, mas também, visando o objectivo de promover turisticamente este belíssimo arquipélago. Pretende-se ainda, promover uma cidadania activa, no que diz respeito à preservação e manutenção do Património existente.

Esperamos que encontre aqui razões suficientes para visitar a nossa casa e para todos os que já aqui vivem, esperamos que consigamos o objectivo de espalhar a mensagem de que é preciso preservar a nossa história a fim de legar às gerações futuras uma herança digna de ser respeitada e apreciada.

marta

marques

gomes

historia do patrimonio

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Biodiversidade em São Tomé e Príncipe

S. Tómé e Príncipe, tal como as diferentes ilhas do golfo da guiné, possuem uma Biodiversidade ecológica que as diferencia dos outros países de África. Isto deve-se ao seu isolamento, ao clima e à diversidade de habitats naturais. A sua biodiversidade caracteriza-se pela variedade de espécies endémicas no que diz repeito à fauna e à flora. A floresta são-tomense é a segunda mais bem preservada das 75 florestas africanas. Podemos observar a existência de cerca 895 espécies de plantas, das quais 135 são endémicas; 63 espécies de aves, das quais 25 endémicas; 16 espécies de repteis, dos quais 7 são endémicos e 9 espécies de anfíbios, todos endémicos das nossas ilhas.

A convergência estraordinária de vários factores, em especial o clima, a qualidade dos solos e a abundância de água, transformaram S. Tomé e Príncipe em verdadeiros jardins paradísiacos em que a exuberância e a riqueza da paisagem chegam a deixar-nos sem folgo.

Este é um cheirinho do nosso trabalho. Está quase aí! Não deixe de nos acompanhar. Em breve teremos mais... muito mais para lhe contar. Até Breve!

Liliane, Kelves e Dideltino

12ª B

Aos nossos leitores habituais... aqui fica um beijo de agradecimento e a todos os restantes... sejam bem vindos!

1 comentário:

Anónimo disse...

óptimo trabalho.
excelente exemplo!