Este é um blogue que surge no âmbito da disciplina de História do Património (Professora Marta M. Gomes), inserida na área de Humanísticas - Turismo, dos Cursos Secundários Profissionalmente Qualificantes. Durante o decorrer deste ano lectivo serão aqui colocados excertos dos trabalhos realizados pelos alunos no sentido de dar a conhecer o património existente em S. Tomé e Príncipe, mas também, visando o objectivo de promover turisticamente este belíssimo arquipélago. Pretende-se ainda, promover uma cidadania activa, no que diz respeito à preservação e manutenção do Património existente.

Esperamos que encontre aqui razões suficientes para visitar a nossa casa e para todos os que já aqui vivem, esperamos que consigamos o objectivo de espalhar a mensagem de que é preciso preservar a nossa história a fim de legar às gerações futuras uma herança digna de ser respeitada e apreciada.

marta

marques

gomes

historia do patrimonio

terça-feira, 29 de julho de 2008

The End!!!

E assim acabou este ano lectivo!

Quero agradecer a todos os alunos, autores deste belissímo trabalho, pois sinto-me honrada em ter trabalhado com todos eles.

O futuro está nas suas mãos e espero que este lhes sorria sempre.

A todos um enorme beijo e abraço de agradecimento e amizade.

 

A todos os leitores... ficamos por aqui. Este foi um projecto da turma 12ª B que terminou com 100% de aprovação o seu curso de turismo. Espero que nos venhamos a encontrar neste fantástico Paraíso do Equador!

Muito obrigada pelos comentários e pela dedicação com que nos leram. Até um dia!

... como se diz por aqui... xauê!

Marta Gomes

16 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Maria Silva disse...

Parabéns pelo blog.
visitei a vossa terra e fiquei apaixonada por ela. espero voltar um dia.
Abraço Açoriano

Anónimo disse...

Como eu gostava de conhecer o seu país! Parabéns pelo blog! Abraço de Portugal

casa da poesia disse...

"Negema wangu binti"

A. Madeira disse...

Passados 34 anos que deixei São Tomé, não consigo esquecer essa terra linda que, tanto gostava de voltar a pisar. Ai que saudades do Baía e do Palmar(?), do Snécia e do Império, da linda Catedral e da Marginal...
Fui tão feliz em São Tomé! No CTI (Quartel General,alguém se lembra?)convívi com muitos camaradas, estive lá de Junho de 1974, a Maio de 1975.Alguém esteve nessa época?
Um abraço do tamanho do Mundo para os saotomenses, especialmente para os camaradas de armas.Fui radiotelegrafista, o meu posto de trabalho era na torre do cti. Ainda me lembro do ex.1º Sargento Silva da ccs/qg que, segundo creio, fez parte de um governo de São Tomé.
A. Madeira

Unknown disse...

Estive por aqui lendo e aprendendo com os seus escritos!! Abraços Ademar!!

Pablo (yo) disse...

Blogue legal!
Se você quiser, voltar e minha visita: http://albumdeestampillas.blogspot.com
Obrigado,
Pablo de Argentina

Unknown disse...

Bom dia professora Marta,


A senhora nao precisa publicar essa mensagem, por favor.

Gostaria de entrar em contato com a senhora diretamente através de email para obter mais informaçoes sobre p Tchiloli. Sou jornalista e esse assunto me interessa muito, gostaria de pesquisa-lo mais profundamente.
Poderia me enviar seu endereço para mim através do email: rubia.margarida@hotmail.com

De antemao, muito obrigada,
Rubia de OLiveira

Kris Haamer disse...

Marta, Possivelmente estariamos interessados em colaborar consigo para publicar um artigo. Pode disponibilizar o seu email?

- Kris Haamer
http://saotomeblog.com/
http://twitter.com/krishaamer

Marcos disse...

Parabens pelo blog sempre visito aqui!

Kelves Quaresma disse...

Quero enviar um forte abraço a todos os meus colegas da formaçao e a todos os professores que nos acompanharam durante a mesma, com um forte abraço a professora Marta Gomes.
Hoje consigo ver a importancia que este blogue tem pra mim e para todos quanto querem conhecer S.Tome e Principe
Abraços

mmg disse...

A todos quantos têm deixado comentários em Património de S. Tomé, o nosso muitíssimo obrigada.
É gratificante saber, que mesmo depois de ter sido dado por terminado, existem pessoas que nos continuam a visitar e a nos contactar.

Aproveito para apresentar as minhas desculpas por não ter respondido aos mesmos, a minha "relação" com a net neste paraíso do equador, não tem sido das melhores. :) Para quem me tentou contactar e não obteve resposta atempadamente, mais uma vez as minhas desculpas.

Até breve

Marta Gomes

mmg disse...

Olá kelves. Gostei muito do seu comentário,ao NOSSO blogue. É muito bom saber que os meus alunos não esqueceram o magnífico trabalho que fizeram. Tenho muitas saudades de todos e sobretudo do trabalho que desenvolvemos juntos. Fomos uma excelente equipa. Sinto-me grata, por ter partilhado convosco tantas experiências e ter aprendido tanto com todos vocês.
Beijocas amigas a todos os meus alunos e a si, um muito obrigada, por me ter feito relembrar, mais uma vez, os bons momentos que esta equipa passou.

Beijocas muito, muito grandes da ex-professora, agora amiga :)

Muito sucesso pela vida fora, que todos os desejos, sonhos se concretizem.

Marta Gomes

IC disse...

Cara Marta,
Gostava de entrar em contacto com uma escola de São Tomé, será que me pode ajudar? Deixo-lhe aqui o meu email para me poder contactar: sp_li_ic@yahoo.fr
Gostava de desenvolver um trabalho em torno da lusofonia com alunos sãotomenses, mas não consigo entrar em contacto com ninguém. Abraço e obrigada pela ajuda que me puder dar. IC

chris disse...

Olá! Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
"Diretório Internacional Blogspot" É 160 países e milhares de blogs, você está registrando, e seguindo nosso blog você terá muitos visitantes mais
Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
Nós pedimos que você siga o nosso blog e colocar um emblema de sua escolha em seu blog, a fim de introduzir o "diretório" para seus amigos.
Eu sigo o seu blog, eu espero que você vai gostar
Chris
Para descobrir, clique no link abaixo:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

Unknown disse...

Sou portuguesa, a viver em Inglaterra faz 26 anos. Angolana de nascimento e retornada a Portugal com os pais e irmao quando da independencia, no mesmo ano que Sao Tome. Os meus pais sao brancos, nao posso dizer que tenho ligacao com a vida colonial servical mas tambem nao tenho ligacao com a nocao de "patrao". Os meus pais tinham trabalhos comuns - o meu pai era fotografo mas nao era suficiente para o sustento da famila e por isso o trabalho a tempo inteiro era ser motorista de autocarros e fotografo apenas no fim de semana. A minha mae tinha uma loja na parte de baixo da habitacao onde viviamos, que vendia um pouco de tudo (incluido roupas de fardo vindas de agencias de caridade Portuguesas, e outras costuradas por ela), mas tambem items de mercearia.

Levamos nada para Portugal a nao ser a mala de roupa. Vivemos no Norte de Portugal por uns anos, na casa ancestral da mae, juntamente com outros familiares. O meu pai voltou depois a Angola e trouxe o mais importante - a fotografias - o tesouro da juventude dele e minha mae e da minha infancia e do meu irmao. Entretanto arranjamos acomodacao num bairro social e foi ali que cresci, com simplicidade mas muito amor...

A mae faleceu faz 3 anos, O pai nao quer recordar o que aconteceu e voltar a Angola. Eu pensei voltar, exactamente faz 10 anos atras - para os meus 40 anos.... mas nada parecia certo e o suficiente para voltar a Africa..... ate este ano.

Eu fiquei apaixonada pelas belas flores que vi imensa gente trazer no voo que chegou antes de nos a Lisboa em Agosto de 2016 e passei as ferias em Portugal a fazer pesquisa sobre o arquipelago. Existe muito pouco na net sobre as rocas, alguns sites turisticos mas muito pouco sobre a historia colonial e a ligacao com o pais de outrora, o pais de hoje, e a anticipacao da populacao sobre o futuro. Considerando que o blog sobre as rocas foi escrito em 2007 e os estudantes estavam no 12 ano assumo que teem agora familias e, espero, trabalho regular e motivador.

Adorei o blog e vou mandar para a familia. Esta decidido e visitaremos Sao Tome em Dezembro de 2016 (esta em curso). Claro que iremos ao Ilheu das Rolas para tirar a foto na linha 0 graus - ou senao seria como ir a Roma e nao ver o Papa (ele aparece semanalmente na janela do apartamento por isso so tem de planear bem o dia da visita ao Vaticano)..... claro tambem que vamos pelas praias e paisagens tropicais, quero ver o Cao Grande, o rio Manzala, talvez umas tartarugas, snorkling, pesca etc.... mas a Rocas fazem parte da paisagem urbana e historica do pais.

Obrigada pelo blog. Talvez outro professor queira continuar e publicar pesquisa sobre as outras rocas nao mencionadas ainda?